Estaca Strauss

Em engenharia estrutural, a estaca Strauss é um tipo de fundação que se caracteriza por ser moldada no local após perfuração do solo. Estas estacas foram desenvolvidas com o objetivo de substituir as estacas pré-moldadas que produzem forte vibração e ruído ao serem cravadas no solo.Na Europa e Estados Unidos, a estaca Strauss foi largamente utilizada desde o início do século e se tornou mais popular no Brasil apenas depois da Segunda Guerra Mundial.

O equipamento para a colocação doa estaca Strauss é conhecido como bate-estaca Strauss e consiste basicamente de um guincho, um tripé com uma roldana fixada no topo, tubos guia, pilão e sonda.

O guincho através de um cabo de aço, movimenta verticalmente o martelo ou sonda, que através de impactos verticais, escava ou compacta o solo, criando um "poço" de 20, 25 ou 30 cms de diâmetro via de regra (podendo ter alterações conforme dimensionamento da fundação), que é preenchido de concreto, gerando uma estaca Strauss.

As estacas do tipo strauss são estacas moldadas in-loco. O equipamento para a perfuraçãodesse tipo de estaca é composto por um guincho, um tripé, um pilão, uma sonda e algumascamisas de aço.

O processo de fundações de estacas strauss inicia-se com o pilão, introduzindo-o no chãoatravés de queda livre até a profundidade que se conseguir atingir. Em seguida, começa-se acravar as camisas de aço, e com a sonda, ao passo que se vai cravando a camisa, vai-seretirando a lama de dentro da estaca.

Como as camisas medem 2,20 metros lineares tem que se proceder a emenda até que sechegue ao terreno resistente. Em seguida, escoa-se toda lama e água de dentro do tubo, eentão dá-se início a concretagem que deve ser feita com concreto de 15 mpa, com pouca água.

Coloca-se uma pequena quantidade de concreto dentro do tubo e faz-se o apiloamento desseconcreto. Simultaneamente, retira-se a camisa de dentro da estaca e repete-se esse processoaté a altura para que seja colocada a ferragem. Após colocada a ferragem, completa-se aconcretagem com concreto dosado com mais água e retira-se a última camisa de aço.

A produção média diária de estacas strauss é de 50 metros.

A eficiência de carga deste tipo de estaca conforme a NBR 6122/1996

0,25m Ø | carga admissível | 20 tf
0,32m Ø | carga admissível | 30 tf
0,40m Ø | carga admissível | 40 tf

Ø – diâmetro

FALE CONOSCO

Fone: (11) 3433-8747 | NEXTEL e WhatsApp: (11) 9.4787-4270 e ID 928*8076

Email: contato@grupoeticasondagens.com.br | eticasondagens@hotmail.com

Facebook: http://www.facebook/grupoeticaperfuracoes

Atendemos os Estados de São Paulo ,Minas Gerais,Rio de Janeiro e Paraná

fotosfotosfotosfotosfotosfotosfotosfotosfotosfotosfotosfotosfotosfotosfotosfotosfotosfotosfotosfotosfotosfotosfotosfotos